INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE GÁS EM UM CARRO DE ACORDO COM TODAS AS REGRAS
A instalação de equipamentos de gás em um carro permite, na maioria dos casos, reduzir significativamente os custos de combustível do proprietário do carro. Comparado à gasolina, o gás natural é muito mais barato. Portanto, se antes você dirigia uma certa quilometragem com gasolina, por exemplo, por 1.000 rublos, então, com combustível a gás, você o dirigirá por apenas 600-700 rublos.
Anteriormente, já falamos detalhadamente sobre equipamentos de balão de gás para carros: seu dispositivo e princípio de funcionamento, tipos, gerações, fabricantes e os principais critérios para a escolha do GLP (veja todos os detalhes neste link ).
O próximo passo importante, parece-nos, é familiarizar nossos leitores com a tecnologia de instalação de equipamentos de gás em um carro e o procedimento para seu registro adequado na polícia de trânsito.

Neste artigo, você aprenderá sobre o seguinte:
  1. Regras para registro de HBO quando instalado em um carro nos órgãos da inspeção de trânsito do Estado;
  2. O procedimento para instalar equipamentos de gás em um carro passo a passo.
E na parte inferior da página, assista ao vídeo de instruções para a instalação profissional de equipamentos a gás em um carro.

Também chamamos sua atenção para
o fato de que, se a quilometragem do carro por ano não exceder 10 a 15 mil km, o retorno da instalação da HBO em um carro será de pelo menos 1 a 1,5 anos. Você pode calcular o período de retorno para equipamentos a gás com mais precisão usando nossa calculadora de retorno da HBO .
Regras para registro do HBO quando instalado em um carro
Regras para registro do HBO quando instalado em um carro


Para a instalação de equipamento de balão de gás em um carro de passeio, na ausência de registro desse procedimento, é fornecida não apenas uma multa de 500 rublos (CAO, art. 12.5, parte 1), mas também a prisão do carro. A operação de tais veículos é proibida. No entanto, isso também se aplica a outras alterações no design sem permissão.
Fazer alterações no design dos veículos, incluindo a instalação de equipamentos a gás em um carro, é previsto na Seção 4 do Capítulo V do Regulamento Técnico da União Aduaneira "Sobre a segurança dos veículos com rodas".

De acordo com as novas regras (a ordem do Ministério de Assuntos Internos da Rússia, que estabelece o procedimento para fornecer um serviço estatal para emitir uma licença para fazer alterações no design do veículo e emitir um certificado de conformidade do veículo com o alterações feitas em seu design com requisitos de segurança), a HBO terá que ser instalada em um carro na seguinte ordem:
  1. É necessário escrever um pedido à polícia de trânsito MREO para obter permissão para instalar equipamentos de balão de gás e passar por um exame técnico preliminar do carro. O prazo para apreciação do pedido é de até um mês.
  2. Depois de receber a aprovação, você pode ir a um centro de serviço certificado para instalar o equipamento de gás. Após a conclusão do trabalho de instalação, você deve receber cópias dos certificados do HBO instalado e da Declaração de Aplicativo do centro de serviços.
  3. Além disso, será necessário realizar uma verificação de segurança e obter um certificado de conformidade das alterações feitas no projeto do veículo com os requisitos de segurança.
  4. Com o certificado recebido, você deve novamente se dirigir ao departamento de polícia de trânsito para fazer alterações no TCP e reemitir o certificado de registro do veículo.
Tudo sobre tudo pode levar de dois dias a dois meses. Mas, além de gastar tempo, todo esse procedimento exigirá certas despesas financeiras do proprietário do carro - cerca de 10 a 18 mil rublos, excluindo o custo da HBO e sua instalação.

Tenha em mente que a desmontagem de equipamentos de gás que foram previamente instalados legalmente e devidamente registrados na polícia de trânsito também será considerado uma alteração de projeto. E isso, por sua vez, implicará na passagem dos mesmos procedimentos e custos da instalação de equipamentos a gás em um carro.
Vale destacar também que após a instalação do HBO, a legislação prevê a realização de testes periódicos de equipamentos a gás com emissão de certificado na forma prescrita. A frequência dos testes coincide com a frequência de certificação dos cilindros:


  • Uma vez a cada 2 anos para HBO em gás liquefeito (propano-butano);
  • Uma vez a cada 5 anos para HBO funcionando com gás natural comprimido (metano).


Para os proprietários de carros com equipamentos a gás previamente instalados e que não possuem um certificado de conformidade das alterações feitas no projeto do veículo com os requisitos de segurança, vemos pelo menos três opções de ação:
  1. Entre em contato com uma central de atendimento credenciada para registrar a instalação do HBO de acordo com as novas regras;
  2. Desmonte o equipamento de gás do carro e continue dirigindo com gasolina;
  3. Não faça nada e continue pedalando até o primeiro “voo”, e então aja de acordo com a situação.


De qualquer forma, a instalação da HBO em um carro está se tornando um procedimento cada vez menos acessível para um motorista comum e, em nossa opinião, acabará se tornando prerrogativa de veículos principalmente comerciais.

O procedimento para instalar o equipamento de balão de gás ao instalá-lo em um carro
O procedimento para instalar o equipamento de balão de gás ao instalá-lo em um carro


Depois de escolher o equipamento de balão de gás, você pode instalá-lo no carro. Para instruções detalhadas em vídeo para instalação de equipamentos de gás de 4ª geração, veja abaixo.
Antes de iniciar a instalação, é necessário determinar os locais para fixação da válvula de enchimento (geralmente sob o pára-choques ou na área do gargalo do tanque de gasolina) e o botão do interruptor de combustível (gás / gasolina) no carro .
Durante a instalação de equipamentos a gás, a bateria deve ser desconectada da rede de bordo do veículo sem falhas!
O primeiro elemento HBO instalado em um carro é um redutor de gás . Sua tarefa é reduzir a pressão do gás e manter uma pressão constante na saída do redutor. A própria caixa de velocidades é fixada em elementos fixos e estáveis ​​no compartimento do motor.
Em seguida, mangueiras de borracha são conectadas a ela, através das quais o anticongelante flui do sistema de refrigeração do motor para aquecer a caixa de câmbio durante a operação. Na maioria dos carros, ele deve ser conectado ao sistema de refrigeração em paralelo, ou seja, entre o bloco do motor e o radiador do fogão (o chamado círculo pequeno).



Em seguida, geralmente é instalada uma válvula solenoide , que também é fixada na carroceria do carro (de preferência o mais próximo possível da caixa de câmbio).
Depois disso, eles montam e conectam a unidade de controle eletrônico ou, como também é chamada, o controlador - é o "cérebro" da instalação de gás. Para realizar esse trabalho, você deve ter conhecimentos básicos do sistema elétrico do carro e ter um diagrama de conexão para a unidade de controle eletrônico de gás.
Para simplificar a tarefa, você precisa encontrar um lugar no pacote de fiação elétrica do carro no qual possa encontrar simultaneamente todos os sinais:
  • Sinal de um sensor de oxigênio (sonda lambda);
  • Sinalização de injetores de gasolina;
  • Rotações do motor.


Se você tem uma sonda lambda simples, você precisa conectar ao fio de sinal em paralelo (diretamente), e se uma sonda de banda larga UEGO estiver instalada no carro, você deve conectar em série cortando o fio de sinal (veja o vídeo abaixo ).
A fiação para os injetores de gasolina pode ser realizada usando um conector ou soldando no chicote elétrico. Normalmente, dois fios elétricos vão para os injetores de gasolina da unidade de controle de injeção de combustível: alimentação e sinal. Para soldar na fiação, você deve encontrar os fios de sinal dos injetores, cortá-los e conectar de acordo com o diagrama.
O próximo sinal que a unidade de controle de gás precisa é a velocidade do motor. Ele pode ser encontrado no chicote de fiação da bobina de ignição.
O interruptor de combustível gás/gasolina está instalado na cabine do motorista. Vários fios estão conectados a ele:
  1. "Plus" do interruptor de ignição: a tensão nesta linha deve aparecer quando a ignição for ligada e desaparecer quando for desligada;
  2. Fios do conector de diagnóstico OBDII de 16 pinos, conforme esquema elétrico.
Para determinar com precisão os contatos do conector de diagnóstico OBDII necessários para a conexão, primeiro é conectado um autoscanner. Leia mais sobre o que é um autoscanner e como ele pode ser útil para você aqui .

Uma operação muito importante na instalação de equipamentos de gás automotivo é fazer furos no coletor de admissão para conexões (parafusos) dos injetores de gás. É importante que os furos sejam feitos de forma que os encaixes aparafusados ​​fiquem no mesmo ângulo dos injetores de gasolina.
Nos orifícios obtidos no coletor de admissão, são cortadas roscas para conexões de gás e, antes de aparafusar as próprias conexões, é aplicado em suas roscas um selante especial resistente a altas temperaturas.

Depois de aparafusar as conexões, as mangueiras de gás são colocadas nelas, que, por sua vez, são conectadas aos bicos de gás. Estas mangueiras devem ter o mesmo comprimento.
Os bicos de gás são projetados para dispensar gás diretamente no coletor de admissão do motor. Eles geralmente estão localizados em uma rampa comum e são montados próximos ao coletor de admissão do motor. A conexão dos conectores elétricos aos injetores é realizada na mesma sequência que a conexão dos injetores a gasolina feita anteriormente na fábrica. Na foto abaixo você pode ver o bloco conectado de injetores de gás.

A limpeza final do gás que entra no bico é feita por um filtro de fase de vapor . Ele é instalado diretamente atrás do redutor e é conectado à entrada dele e à saída ao bloco de injetores de gás.

Em seguida, é feito um furo na parte comum do coletor de admissão para uma torneira de vácuo , após o que uma mangueira é colocada no encaixe aparafusado, que é conectado ao tubo de vácuo do redutor de gás para ajustar o desempenho deste último .


O cilindro de gás geralmente é selecionado com base no tamanho do nicho da roda sobressalente. No nicho são feitos dois furos para os parafusos de fixação do cilindro e um furo grande para o respiro de ventilação. Para evitar a corrosão, os furos resultantes são tratados com um composto anticorrosivo.
Antes de fixar o cilindro de gás no nicho do carro, nele é instalada uma multiválvula . Este conjunto é montado de forma que o flutuador de nível de gás se mova de baixo para cima. Em seguida, o balão é colocado em um nicho e fixado com dois parafusos.
O seguinte está conectado à multiválvula:
  • Tubo de gás (entrada) da válvula de enchimento;
  • Tubulação de gás (saída) para a válvula solenóide;
  • Fios elétricos para indicação de nível e da válvula solenóide.
O respiro de ventilação é projetado para ventilar possíveis vazamentos de gás para o exterior da máquina. Ele é inserido na parte inferior do cilindro de gás e aparafusado a ele com parafusos auto-roscantes e, na parte inferior, é selado para que a água não fique sob o cilindro.


Quando as peças principais do equipamento de gás estão instaladas no carro, você pode iniciar a instalação dos tubos de gás de acordo com o diagrama de fiação. Todos os tubos de gás são fixados com grampos de metal e parafusos autorroscantes.
Ao longo da linha de gás colocada, são colocados os fios elétricos da válvula solenoide e a indicação do nível de gás, que são presos com braçadeiras plásticas de fixação.
Na fase final da instalação do HBO, um dispositivo de enchimento (válvula) é montado no carro . Três furos são perfurados em um local pré-selecionado para isso: um para a própria válvula e dois para sua fixação. Depois de conectar ao tubo de gás, a válvula é instalada no lugar e fixada.
Após a conclusão da instalação do equipamento de balão de gás, um scanner de diagnóstico é conectado à unidade de controle de gás, que verifica a leitura correta de todos os parâmetros e realiza a autocalibração do equipamento. Então, enquanto o motor está funcionando a gás, todas as conexões são verificadas quanto a vazamentos.


E para que o carro funcione corretamente com combustível a gás em qualquer situação, é imperativo ajustar o sistema de controle de gás em movimento (a chamada configuração do multiplicador).


Instalar HBO de profissionais é uma garantia de economia e sua segurança. Instalar e configurar adequadamente os equipamentos de gás em um carro só podem ser especialistas que receberam treinamento adequado.
No vídeo abaixo, você pode ver claramente a instalação profissional de equipamentos a gás em um carro e sua configuração em um centro de serviço certificado.

FORM
E-mail
Имя
+1234 567 8901
Ao clicar no botão, você concorda com os termos de dados pessoais
Made on
Tilda